A nova vigilância: Contextos, processos e estruturas

A nova vigilância: Contextos, processos e estruturas

A nova vigilância: Contextos, processos e estruturas 1000 1000 LEGS - Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança

No dia 17 de abril, Eduardo Paes Machado virá para Londrina para falar sobre o tema “A nova vigilância: Contextos, processos e estruturas”.

O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOC) e do Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança (LEGS) da Universidade Estadual de Londrina. Para mais informações, acesse o link do evento aqui.

ENTRADA GRATUITA

Sobre a Conferência

Mudanças sociais e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas criaram uma sociedade mais transparente e porosa. Os limites que protegiam a informação pessoal foram enfraquecidos ou mesmo apagados. A extração de informações e a produção de dados sobre indivíduos, grupos e contextos, por meio novas tecnologias, redefiniram a vigilância tradicional baseada na visão e voltada fundamentalmente para o controle. As tecnologias extrativas de dados hoje disponíveis permitem uma forma de vigilância que transcende os sentidos, o espaço e o tempo, bem como os limites tradicionais do eu, do corpo e do grupo. Essa nova vigilância não é praticada apenas pelo Estado, mas também por atores não estatais potencialmente capazes de interferir nos direitos e liberdades individuais. O objetivo desta Conferência é discutir as características e as consequências da nova vigilância para indivíduos e grupos sociais.

Sobre o Conferencista

Eduardo Paes-Machado é professor titular de sociologia dos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade (LASSOS) e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança (LEGS). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1992), foi pesquisador visitante em locais como Estados Unidos (Universidades de Massachusetts e Temple), Canadá (Universidades de Toronto e York) e Reino Unido (Universidades de Sheffield e Salford). É organizador dos Dossiês Temáticos Policing Drug Markets (Police Practice and Research, Volume 17, Issue 4, 2016), Policiamento e Polícia (Caderno CRH, 23, 60, set./dez. 2010) e Violência, Crime e Justiça (Caderno CRH, 19, 47, maio/ago Salvado, 2006). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 2) e possui mais de setenta publicações nacionais e internacionais sobre temas como vitimização, policiamento, segurança e mercados de drogas.